Entrevista do Mês – Setembro – Sérgio Crispim – finalista da Seletiva de Kart Petrobras 2015


 


Ele será o terceiro paraibano a disputar uma final da Seletiva de Kart Petrobras em 17 edições. Sérgio Crispim garantiu sua vaga ao conquistar o vice-campeonato do Norte Brasileiro de Kart, no final de agosto, no Maranhão. O piloto de 15 anos conta nesta entrevista sobre sua expectativa para a primeira final do evento e os principais resultados de sua carreira no kart.


1. Você foi para o Maranhão com o objetivo de tentar a vaga na Seletiva de Kart Petrobras e saiu de lá com essa missão cumprida e o vice-campeonato no Norte Brasileiro. Como foi a disputa para você e o que achou da competição?

Este campeonato me surpreendeu, achei que ia ser mais fácil, mas tinha pilotos de fora do Nordeste, com experiência em campeonatos de ponta nacionais e até internacionais.

2. Como foi seu início no kart, com quantos anos estava? Alguém da família já corria e te influenciou?
Comecei no kart aos 11 anos brincando de indoor com meu pai. Fui convidado a fazer um teste numa pista oficial em Pernambuco e nunca mais parei. Comecei em campeonatos regionais e conforme fui pegando experiência parti para outros campeonatos mais importantes.



3. Quais os principais resultados da sua carreira no kart?
Em 2012 fui campeão do Norte-nordeste na categoria Júnior Menor, em 2013, fui terceiro no Campeonato Brasileiro e campeão da Copa das Confederações na categoria Júnior e, em 2014, fui campeão do Top Kart Brasil, vencendo a primeira e a terceira etapa.

4. Como é o kartismo hoje na Paraíba? Há vários campeonatos e kartódromos?
A Paraíba não tem kartódromo nem campeonato regional.


5. Você será o terceiro piloto da Paraíba numa final da Seletiva nestes 17 anos. Como se sente representando seu estado?
Por ser um dos únicos pilotos da Paraíba no kartismo, me sinto muito feliz em poder representar meu estado numa competição tão importante.

6. O Valdeno Brito, piloto da Stock Car, é o principal nome da Paraíba no cenário do automobilismo brasileiro atual. Você o conhece?
Em 2013 meu pai entrou em contato com Valdeno para pedir uma indicação de uma equipe e desde então a gente mantém contato.


7. Você já se sabe como funciona a disputa na final da Seletiva? Conhece o kartódromo da Granja Viana onde será a decisão?
Não conheço, é o primeiro ano que participo da Seletiva e nunca corri na pista da Granja Viana. Mas já conversei com outros pilotos e me disseram que é uma prova muito técnica.


8. Além do prêmio em dinheiro para o campeão, a Seletiva também terá um programa de orientação para os vencedores. Você conhece o programa? O que mais gostaria de fazer das ações que eles propõem?
Como é o meu primeiro ano, ainda estou conhecendo um pouco mais sobre a premiação, mas pelo que vi gostaria de participar de todas.


9. Qual o seu objetivo como piloto? Onde espera estar quando sair do kart?
Espero ir o mais longe possível e representar meu país mundialmente.


10. Quem são seus ídolos no automobilismo?
Ayrton Senna na Fórmula 1, Valdeno Brito na Stock Car e Felipe Guimarães no kart.