Entrevista do Mês - Janeiro - Dra. Ligia Martins Xavier, dentista responsável pelo projeto Sorriso Campeão

 

Realizado há 11 anos, o projeto social da Seletiva de Kart Petrobras já beneficiou mais de 1.400 pessoas, com atendimento preventivo e curativo em saúde bucal. Confira nesta entrevista com a Dra. Ligia todos os detalhes sobre esta importante ação.

 

1. Em 2014, o projeto social da Copa Petrobras Sorriso Campeão completará 12 anos. Como surgiu a ideia e como funciona o projeto?

R.: Há muito tempo eu tinha vontade de participar de um projeto social voltado para a odontologia. Em 2003, o organizador da Seletiva de Kart Petrobras (Binho Carcasci) me disse que junto com a Petrobras, eles também queriam fazer algo nesse sentido com o evento de kart. Nessa hora vimos a chance de realizarmos um projeto como esse. Então elaboramos o Projeto Sorriso Campeão, que é voltado para as pessoas diretamente envolvidas com o esporte, mas que precisam desse tipo de benefício. Assim, quem participa da Copa Petrobras Sorriso Campeão pode cadastrar seus mecânicos e familiares para receberem orientação sobre prevenção de doenças bucais e atendimento básico gratuitamente durante o ano.

2. Ao longo destes anos, quantos atendimentos já foram realizados?

R.: Nesses anos todos já tivemos mais de 1.400 pessoas cadastradas. Muitas estão há anos participando do projeto. Foram mais de 900 consultas atendidas.

3. Além do tratamento, quais os principais objetivos e orientações para os pacientes?

R.: O objetivo do programa é o atendimento preventivo e curativo em saúde bucal. Os pacientes que agendam suas consultas são atendidos visando à prevenção como a base do tratamento, onde adultos e crianças recebem orientações sobre correta escovação, uso do fio dental, alimentação saudável e eliminação de hábitos nocivos (mamadeira, chupeta, consumo excessivo de salgadinhos e doces).

4. Qual a importância de fazer parte de um projeto vencedor e que ajuda tantas pessoas para você? Tem alguma história que seja marcante para você?

R.: A satisfação pessoal e profissional é enorme! É também muito gratificante perceber que o pouco tempo que eu posso doar para esse projeto traz tantos benefícios pra essas pessoas, tantos resultados importantes pra saúde delas. Nesses 11 anos de projeto, várias histórias me marcaram muito, mas as que sempre me emocionam são de pacientes adultos que nunca tinham passado por uma consulta odontológica. Emociona mais ainda ver a mudança de comportamento dessas pessoas depois do tratamento, como isso interfere realmente na autoestima delas.

5. Você gosta de automobilismo? Já andou de kart ou já acompanhou provas da Seletiva?

R.: Eu adoro automobilismo! Assisto corridas de F1 desde pequena. Fazia isso com meu pai e meus irmãos mais velhos e continuo acompanhando. Gosto de ver as corridas nas pistas também e já pude ver algumas provas da Seletiva. Já andei de kart sim, kart "indoor", claro, como brincadeira, mas adorei sentir a emoção da disputa. Ah!, só pra registrar: acho que não fiz feio!