Entrevista Vinícius Ponce fará sua estreia entre os finalistas da Seletiva de Kart Petrobras

 

 



Vinícius Ponce fará sua estreia entre os finalistas da Seletiva de Kart Petrobras. E mesmo com a pouca idade (15 anos) o paulista já tem um currículo de muitos títulos e conquistas, e participações em torneios internacionais, como o Flórida Winter Tour. Ponce se classificou para a grande final na terceira etapa classificatória. Ele sabe que quer viver do automobilismo, mas ao contrário da maioria de seus concorrentes, que miram a Fórmula 1, seu foco é integrar as categorias de monopostos nos Estados Unidos.  

Perguntas:

1) Como foi a etapa em que você conquistou a vaga para a final?

A ideia de conquistar a vaga, vinha desde o Brasileiro de Kart em Santa Catarina, mas tive inúmeros problemas desde batidas, até problemas técnicos, então o foco total ficou em buscar a vaga na etapa do Light. Comecei muito bem, liderei o último treino livre, mas acabei conseguindo apenas o quinto tempo na tomada de tempo. A recuperação acabou vindo nas provas, quando terminei a primeira corrida em terceiro, e a segunda corrida com a vitória, sendo meu primeiro lugar na Graduados. Além de assegurar a vaga, venci também a etapa da Copa São Paulo Light.

2) Como você está se preparando para a final da Seletiva?

Toda semana treino pelo menos duas vezes, seja de Graduados ou de Shifter, acho essencial se manter ativo no esporte, e sempre estar buscando melhorar o desempenho dentro da pista. Para Seletiva de Kart estamos buscando a possibilidade de treinar no Kartódromo da Granja Viana com um equipamento semelhante ao usado na Seletiva de Kart Petrobras.

3) Essa será sua primeira participação na final da Seletiva de Kart Petrobras. Qual é a sua expectativa? 

Já acompanhei muitos amigos do kart participando da Seletiva, é sem dúvida uma das melhores competições do ano, e estar entre os doze pilotos selecionados me deixa muito contente, além de poder mostrar que estou competitivo sendo meu primeiro ano na Graduados. A expectativa é sempre vencer, o que não será uma tarefa fácil, pois estarei enfrentando pilotos que já participaram nos anos anteriores.


4) Qual a importância de ser finalista da Seletiva de Kart Petrobras?

A Seletiva de Kart Petrobras é uma competição que junta os melhores pilotos de certas competições nacionais e estaduais, e estar entre os selecionados é muito bom, mostra que estou competitivo e entre os melhores competidores de kart no Brasil.

5) Qual é o seu objetivo no automobilismo?

Cresci acompanhando meu pai nas corridas de Rally, e hoje venho levando a sério o kartismo, e pretendo levar adiante no automobilismo, sabemos que não se vive de corridas e corridas, mas vejo como uma porta para grandes oportunidades, uma delas foi o convite que recebi do piloto Tuka Rocha no início do ano passado, para participar do projeto Tuka Racing School, sendo um dos instrutores da escolinha de pilotagem para crianças. Passar um pouco do que venho aprendendo aos pequenos foi muito legal.

6) Se for campeão, já sabe o que vai fazer com o prêmio?

Investir na minha carreira, e tirar um pouco das costas do meu pai (risos). Todo auxílio financeiro sempre é bem vindo, e atualmente esse apoio está bem escasso.