Leonardo Cordeiro: um novato experiente

 

No sentido mais puro da palavra, ele é um novato. Faz seu primeiro ano na categoria Graduados A, a principal do kart. E começou do melhor jeito possível, conquistando o título da Copa Petrobras Sorriso Campeão, em fevereiro, no primeiro torneio que disputou na modalidade. O desempenho de Leonardo Cordeiro só não foi surpresa para quem acompanha a carreira do piloto há mais tempo. Com a vitória, ele garantiu uma vaga na final da Seletiva de Kart Petrobras, que será disputada em dezembro, e estará concorrendo ao prêmio de R$ 74 mil oferecido ao campeão. Será a segunda participação do garoto no evento. No ano passado, ele esteve na briga pelo cheque da Graduados B.

 

Você acha que o fato de ter disputado a final da Seletiva no ano passado, pela Graduados B, te faz chegar à decisão com mais chances em 2006?
Com certeza eu chego mais preparado tecnicamente, pois neste ano os motores (Biland) e os chassis (Birel) são os mesmos do ano passado. Também me sinto melhor psicologicamente, já conhecendo o formato da Seletiva Petrobras.

 

Como foi estrear na categoria Graduados A conquistando o título da Copa Petrobras Sorriso Campeão? Chegou a te surpreender?
É uma sensação maravilhosa, realmente me surpreendi. Apesar de já ter andado com motor de Graduados A no ano passado, não imaginava que seria o vencedor, pensava apenas em conseguir a vaga, na melhor das hipóteses.

 

Na sua opinião, com a experiência do ano passado, o que um piloto  precisa fazer para chegar ao título da Seletiva?
Na minha opinião, em primeiro lugar ele tem de estar focado no que está fazendo, pois no meu caso a pressão que fazia sobre mim mesmo me deixava sem saber o que fazer. Em segundo lugar, tem de estar tranqüilo. O equipamento utilizado na Seletiva é igual e isso faz com que o piloto perca e ganhe muitas posições ao longo da corrida. Sendo frio você não se abala ao perde-las e pode tentar recuperá-las. Em terceiro lugar, você tem que ter sorte, sem ela é muito provável que você nem chegue às finais.

 

Caso conquiste o prêmio, você tem algum objetivo em mente? Pretende passar para o automobilismo em 2007?
Pretendo estrear no automobilismo e investir o prêmio da melhor forma possível na minha carreira.

 

Qual a principal dificuldade enfrentada por um piloto que acaba de ser promovido da Graduados B?
A maior dificuldade é que o ritmo de corrida da Graduados A é muito mais constante que o da B. Os pilotos da A, por exemplo, não perdem tempo em segurar quem vem mais rápido, eles deixam passar e vêm atrás tentando perder o mínimo possível de tempo.