Seletiva de Kart Petrobras: Gabriel Paturle começa treinos na frente e quer vaga correndo em casa

09/09/2016
Os treinos livres para a primeira etapa classificatória da 18ª edição da Seletiva de Kart Petrobras tiveram iní­cio nesta sexta-feira (dia 9), dentro da programação da 1ª Taça Minas Gerias, no kartódromo RBC Racing, em Vespasiano (MG). Entre os pilotos que buscam a vaga para a final da Seletiva, o mineiro Gabriel Paturle mostrou que valeu a pena a determinação para estar na disputa e estabeleceu o melhor tempo do dia (55s977) entre os 14 competidores. A marca foi registrada ainda no primeiro treino, realizado no seco. Na segunda sessão do dia choveu e os pilotos não puderam melhorar suas voltas.

Paturle, que tentou a vaga no ano passado no Maranhão, ficou sabendo na última terça-feira (6) que a Taça Minas valeria como etapa classificatória da Seletiva e correu para fazer sua inscrição e trazer os equipamentos de São Paulo, onde disputa a Copa São Paulo Light.

"Estou contente por poder tentar a vaga novamente e agora correndo em casa. A expectativa é muito grande. Esta é uma boa oportunidade para a minha carreira e espero estar na final da Seletiva e também conquistar o tí­tulo da Taça Minas", comentou o piloto, de 16 anos, que terá um desafio a mais na competição.

"Como a categoria que vale para a Seletiva está correndo junto com a Sênior na Taça Minas, tenho de levar mais de 20 kg de lastro. Mas, pelo menos, nos treinos livres consegui superar isso e fui bem", explicou Paturle.

Esta é a primeira temporada que o piloto está correndo na categoria Graduados e vem chamando a atenção. Paturle foi o pole position no Campeonato Brasileiro e estabeleceu um novo recorde no kartódromo de Paladino (PB), palco da competição em julho. Também já venceu provas no Flórida Winter Tour e SKUSA, nos Estados Unidos.

Além dele, outros dois mineiros também estão na briga pelas vagas da Seletiva: Matheus Tonussi e Henrique Goulart. A decisão será neste sábado (10). A tomada de tempos acontece a partir das 9h10, com a primeira prova às 10h15 e a segunda às 12h30. Ficarão com as vagas na final da Seletiva o vencedor de cada prova e o piloto que somar mais pontos nas duas baterias.

A Seletiva de Kart Petrobras 2016 terá novamente 12 finalistas, selecionados em quatro etapas classificatórias (três pilotos por etapa da categoria Graduados, com idades entre 15 e 18 anos). Após a disputa em Vespasiano, as provas acontecerão em São Paulo (Copa São Paulo Light, etapa de Interlagos no dia 24 de setembro) e duas cidades estreantes: Cascavel, no Paraná, palco da Copa do Brasil de Kart no dia 15 de outubro, e Teresina, no Piauí­, que receberá a etapa final no dia 29 de outubro dentro da Copa Norte de Kart. A decisão da Seletiva está programada para o iní­cio de novembro, com local ainda a ser definido.