Vencedores terão dia especial de treinamento físico com Vanderlei Pereira

22/11/2016
Como parte da premiação, os vencedores da 18ª edição da Seletiva de Kart Petrobras terão entre suas ações um dia totalmente dedicado à preparação física, uma parte fundamental para uma boa performance nas pistas. Este ano, o responsável pela atividade será o professor de Educação Física, especializado em Fisiologia do Exercício, Vanderlei Pereira, da V10 Treinamento Esportivo.

Vander, como é conhecido pelos pilotos, atua no automobilismo desde 1991. É preparador físico de feras como Rubens Barrichello e Felipe Massa. Também já trabalhou na preparação de vários pilotos brasileiros renomados como Ricardo Zonta, Luciano Burti, Lucas di Grassi e Tony Kanaan.

A ação acontecerá no dia 2 de dezembro na V10 Treinamento Esportivo, em Moema, São Paulo. "A preparação de um piloto abrange uma série de coisas e acho muito importante esta iniciativa da Seletiva de Kart Petrobras em mostrar um pouco de cada área para os pilotos. É uma iniciativa única, séria e fiquei feliz com o convite da organização", comentou Vander.

"Treinei alguns pilotos do kart à Fórmula 1, como o Luciano Burti e o Lucas di Grassi. Trabalhei mais de 15 anos com o Barrichello e todos estes anos do Massa na F-1. São muitas coisas que englobam a chegada de um piloto até a Fórmula 1. Qualquer decisão precisa ser bem programada, são muitas dificuldades e um piloto precisa ter ideia de tudo o que vai enfrentar e o que precisa trabalhar", continuou.

"Nesta atividade com os pilotos da Seletiva, vamos mostrar como é um teste físico de um piloto de ponta, vamos avaliar a condição física de cada um deles e faremos uma sessão de treinos juntos", explicou Vander.

"A preparação de um piloto é diferente de qualquer outro atleta, porque ele faz ‘parte’ do carro, de uma máquina rápida e que precisa desacelerar rápido também para mudar de direção. E a única ‘peça’ solta nisso tudo é o piloto. Mesmo com o cinto, ele sofre muito com a aceleração e desaceleração. É preciso força e resistência ao mesmo tempo, além de outros fatores que também influenciam, como as diferentes pistas, temperatura, desgaste do carro durante a prova, então são muitos fatores que refletem na performance geral", completou.

Binho Carcasci, organizador da Seletiva de Kart Petrobras e idealizador do programa de orientação, também comentou sobre a participação de Vanderlei Pereira nesta ação. "Agradeço muito ao Vander por ter aceitado o nosso convite e tenho certeza de que toda a sua experiência com pilotos de sucesso nas pistas vai ajudar muito estes jovens kartistas a terem uma ideia melhor das exigências que terão nesta parte física e que também cresce a cada degrau da carreira", lembrou Carcasci.

A final da Seletiva de Kart Petrobras 2016 acontecerá nos dias 29 e 30 no kartódromo da Granja Viana, em Cotia (SP). Os pilotos que estarão na briga pelo título são: os mineiros Gabriel Paturle, Matheus Tonussi e Gustavo Zwetkoff, os gaúchos Pedro Goulart, Arthur Leist e Bruno Bertoncello, os paulistas Marcel Coletta, Victor Schoma, Luiz Filipe Matheus e Gabriel Sereia, o brasiliense Lucas Okada e o paranaense João Victor Zanetti.