Pedro Goulart conquista título brasileiro e vaga para a final da Seletiva de Kart Petrobras

22/07/2017
A final da 19ª edição da Seletiva de Kart Petrobras terá na disputa o campeão de 2017 do Campeonato Brasileiro de Kart. O gaúcho Pedro Goulart (kart #119) conquistou neste sábado (dia 22) no kartódromo Beto Carrero, em Penha (SC), o título nacional na categoria Graduados e “carimbou seu passaporte” para a final da Seletiva.

Numa prova com muita disputa e um acidente espetacular nas últimas curvas, quem também se classificou para a final da Seletiva de Kart Petrobras foram o paranaense Edgar Bueno (#kart 112), que chegou em quarto, e o gaúcho Arthur Leist (#kart 818), que completou a prova em quinto.

A Graduados teve 25 karts na final. Goulart, que largou em oitavo, fez uma corrida sólida, buscando as primeiras posições. Enquanto isso, lá na frente, a briga era grande. Marcel Coletta e Olin Galli (campeões da Seletiva em 2016 e 2013, respectivamente) travaram uma batalha pela vitória até se envolverem num acidente espetacular a poucas curvas da bandeirada. Com o toque, o kart de Marcel passou por cima de Galli e capotou. Os pilotos foram atendidos no local e, felizmente, passam bem.

Com a batida, a vitória caiu “no colo” de Goulart, que comemorou muito. André Nicastro (segundo colocado) e Lucas Nogueira (terceiro) não concorreram às vagas da Seletiva por não estarem dentro dos critérios da competição (pilotos entre 15 e 18 anos). Com isso, Bueno e Leist foram os selecionados.

Gabriel Sereia, que largou na pole position, e tinha grandes chances de se classificar, acabou perdendo posições após um toque ainda no início da disputa e não terminou a prova. Outro favorito, que chegou a liderar algumas voltas, mas ficou fora da briga foi o paulista Murilo Coletta.

Goulart, que já foi finalista da Seletiva no ano passado, começou bem na disputa do Brasileiro, fazendo o melhor tempo na tomada de tempos e garantindo a pole para a primeira bateria classificatória. Nas três provas, que formaram o grid da final, ele terminou em quinto, terceiro e, após um acidente, ficou em 20º na terceira bateria. Com isso, partiu de oitavo na decisão.

“Comecei bem nos treinos, mas na terceira bateria classificatória tive um acidente, cai lá pra trás e tive de largar de oitavo na final. O kart estava muito rápido e, apesar das dificuldades, eu nunca desisti. Sempre achei que dava pra ganhar e ainda bem que deu tudo certo”, comemorou Goulart, que agora já foca para a decisão da Seletiva no fim do ano. “No ano passado, eu cometi alguns errinhos e agora vou tentar não cometer de novo e quem sabe levar mais um título pra casa”, completou o gaúcho de 16 anos.

Já Bueno será estreante na final da Seletiva de Kart Petrobras. O piloto, que até o ano passado corria na categoria Junior, já garantiu sua vaga na primeira tentativa. “Muito bom ter conquistado a vaga. Desde que eu corria na Cadete eu sonhava com isso. Então estou muito feliz, além do bom resultado na final do Brasileiro”, disse o piloto, que agora vai estudar o regulamento da final da Seletiva.

“Ainda não conheço como funciona a disputa, mas vou dar uma estudada no regulamento e estou bem animado pra ver como vou me sair”, frisou o piloto de 15 anos.

Arthur Leist, irmão de Matheus Leist, que já foi um dos vencedores da Seletiva de Kart Petrobras e atualmente é um dos destaques da Indy Lights, também estará na final pela segunda vez, repetindo sua classificação no ano passado. “Larguei atrás na final, então ter completado o Brasileiro em quinto e conquistado a vaga da Seletiva é uma honra. Foi uma corrida boa, poderia ter sido melhor, mas estou contente”, destacou o piloto de 16 anos.

Depois de ter começado muito bem na final da Seletiva de Kart Petrobras do ano passado e ter ficado fora da disputa nas últimas provas, o piloto acredita que agora a experiência irá ajuda-lo. “No ano passado, tive uma experiência muito boa. Cometi alguns erros, que me fez perder o título, mas esse ano já vou com todo esse conhecimento e acho que será uma ótima disputa”, finalizou Leist.

Para Binho Carscasi, organizador da Seletiva de Kart Petrobras desde 1999, o começo da 19ª edição não poderia ser melhor. "Começar a Seletiva junto com o Brasileiro foi ótimo. O evento foi muito grande, em todos os sentidos. A transmissão ao vivo pela TV em rede nacional valorizou ainda mais a disputa, além do nível técnico dos pilotos, que foi muito alto e proporcionou um espetáculo único. Mas é só o começo e em agosto teremos mais três vagas em Minas Gerais”, concluiu.

A próxima etapa classificatória da Seletiva acontecerá no dia 19 de agosto, em Vespasiano (MG). Mais três finalistas serão conhecidos dentro da disputa da Taça Minas. As demais etapas acontecerão em Aldeia da Serra (23 de setembro) e Paraíba (14 de outubro). A data e local da final serão divulgados em breve.

O campeão da 19ª edição da Seletiva de Kart Petrobras vai faturar 85 mil reais, o vice-campeão 8 mil reais e mais um piloto será premiado, com os três participando de um programa de orientação, que inclui teste com monoposto de base na Europa, treino em carro de turismo no Brasil, experiência em simulador de F-1 e muito mais.

Resultado da Final da Graduados:
1) 119-Pedro Michellon Goulart (FGA) *
2) 28-Andre Nicastro (FADF), a 0.435
3) 48-Lucas Faria Nogueira (FMA), a 1.267
4) 112-Edgar Bueno Neto (FASP), a 1.856 *
5) 818-Arthur Leist (FASP), a 2.540 *
6) 80-Gabriel Paturle (FMA), a 7.452
7) 16-Lucas T.F. Okada (FADF), a 7.785
8) 111-Bruno Bertoncello (FGA), a 8.062
9) 25-Giuliano Raucci (FMA), a 8.491
10) 70-Vinicius F. A. Ponce (FASP), a 8.799
11) 9-Pedro H.Schmitt Gurgacz (FPRA), a 14.122
12) 61-Allan Croce (FASP), a 14.399
13) 12-Augusto C. Fontanella (FGA), a 14.594
14) 72-Gustavo Justo (FGA), a 43.576
15) 177-Marcel Coletta (FAEM), a 1 volta
16) 1-Olin Vieira Galli (FASP), a 1 volta
17) 77-Murilo Della Coletta (FAEM), a 1 volta
18) 91-Lucca Croce (FASP), a 5 voltas
19) 65-Gabriel C. Sereia (FPRA), a 7 voltas
20) 21-Sérgio R. S. Crispim (FAEP), a 7 voltas
21) 218-Vinícius M. Paparelli (FASP), a 8 voltas
22) 19-Mateus Zardo (FAUESC), a 10 voltas
23) 50-Jean Gabriel Morlo (FAUESC), a 14 voltas
24) 47-Nathaniel Bueno (FPRA), a 14 voltas
25) 128-Dennis Dirani (FASP), a 16 voltas

*Pilotos classificados para a final da Seletiva de Kart Petrobras