Seletiva de Kart Petrobras vai desembarcar em Minas Gerais para a 2ª etapa classificatória

08/08/2017
Depois de uma primeira etapa bastante disputada em Penha (SC), agora será a vez do estado de Minas Gerais receber os candidatos a mais três vagas para a final da Seletiva de Kart Petrobras. A segunda etapa classificatória da Seletiva acontece entre os dias 17 e 19 deste mês, no kartódromo RBC Racing, em Vespasiano (MG), dentro da 2ª edição da Taça Minas Gerais de Kart.

Na oportunidade, os kartistas inscritos na categoria Graduados, com idade entre 15 e 18 anos poderão concorrer a uma vaga de finalista da 19ª edição do evento, que ao após quatro etapas classificatórias, terá definido os 12 kartistas que disputarão em novembro a grande final. Na primeira bateria classificatória, no mês passado, em Santa Catarina, três pilotos já garantiram suas vagas na decisão: Paulo Goulart, Edgar Bueno Neto e Arthur Leist.

E, novamente, a expectativa é de uma disputa muito equilibrada. E entre os candidatos às três vagas, dois nomes são apontados como favoritos na etapa mineira. Gabriel Paturle, 16 anos, e que já disputou a final no ano passado e Lucca Abreu, que vem de uma temporada nos Estados Unidos. Os dois kartistas mineiros prometem acelerar muito para buscar a vaga.

Para o jovem Gabriel Paturle, a etapa em Vespasiano será bem forte, com muita briga pelas três vagas. “Sem dúvidas vai ser uma disputa bastante competitiva, ainda mais por estar valendo a vaga para a final da Seletiva, que é um campeonato que muitos pilotos de outros estados, além dos de Minas Gerais, estarão em busca da vaga, o que torna a corrida ainda mais disputada”, analisou.

Com uma participação na fase final, em 2016, Paturle quer aproveitar os aprendizados do ano passado para garantir novamente um lugar entre os finalistas. “Acho que a minha experiência pode ajudar porque a cada ano vou conhecendo mais sobre como funciona, tanto o equipamento, como o motor, o kart e o traçado” contou.

Ele está animado e diz que não sofre com a pressão de ser um dos favoritos à vaga. “Isso me dá uma motivação ainda maior, para que eu conquiste o meu objetivo, que é ser campeão da Taça Minas de Kart, e consequentemente ganhar a vaga para a final da Seletiva de Kart Petrobras”, concluiu.

Outro nome que merece atenção e deve preocupar os demais competidores é Lucca Abreu, de 18 anos e que, após ficar quatro anos longe das competições no Brasil, está animado para a disputa em ‘casa’. “Estou bastante ansioso para essa corrida classificatória, especialmente porque é minha primeira tentativa. Mas, por essa etapa ser aqui em Minas, onde eu ando há muito tempo, espero encontrar menos dificuldades, como a de ter que me adaptar a uma pista nova”, contou Lucca Abreu.

O kartista de Belo Horizonte sabe que precisa recuperar o tempo perdido, e reforça que espera por uma disputa equilibrada. Mesmo assim, ele está confiante. “Por eu estar parado há dois, sem fazer campeonatos regulares, estou tentando treinar duas vezes por semana, pelo menos, para voltar ao ritmo o mais rápido possível, e com a melhor condição física. Eu acredito que a disputa será bem difícil e também contará com pilotos de fora de Belo Horizonte, deixando as coisas mais concorridas. Porém, estou confiante e acredito que será possível a classificação para a final desse ano, que é meu último ano de tentativa por conta da idade”, observou.

A programação completa da etapa será definida e divulgada nos próximos dias.

O campeão da 19ª edição da Seletiva de Kart Petrobras vai faturar 85 mil reais, o vice-campeão 8 mil reais e mais um piloto será premiado, com os três participando de um programa de orientação, que inclui teste com monoposto de base na Europa, treino em carro de turismo no Brasil, experiência em simulador de F-1 e muito mais.

Pilotos já classificados (três das 12 vagas):
Pedro Goulart (RS)
Edgar Bueno Neto (PR)
Arthur Leist (RS)