Paraibano Sérgio Crispim segue na frente na briga por uma das vagas

13/10/2017
Se para muitos supersticiosos a sexta-feira 13 é um dia de azar, o paraibano Sérgio Crispim tem muito a discordar. O piloto venceu pela manhã a disputa da segunda bateria classificatória da Copa Brasil de Kart, na categoria Graduados, e garantiu a pole position para a grande final, marcada para as 10h15 deste sábado (14), no kartódromo Paladino Internacional, em João Pessoa (PB).

Correndo em casa, Crispim ficou ainda mais perto da vaga na decisão da 19a edição da Seletiva de Kart Petrobras, que selecionará os três últimos finalistas na corrida deste sábado. O goiano João Rosate, quarto na segunda bateria, e Pedro Henrique Gurgacz, quinto colocado, também seguem firmes na briga.

Os três selecionados em Paladino (pilotos entre 15 e 18 anos, que não tenham sido campeões da Seletiva em edições passadas) vão se juntar aos outros nove finalistas, que conquistaram suas vagas nas etapas classificatórias anteriores: os gaúchos Pedro Goulart e Arthur Leist, o paranaense Edgar Bueno Neto, os mineiros Gabriel Paturle e Lucas Grosskopf, os brasilienses Lucas Okada e Enzo Elias e os paulistas Murilo Coletta e Vinícius Ponce.

Na prova desta manhã, Crispim largou da segunda posição, sua colocação na bateria de quinta-feira. Na largada, o paraibano chegou a cair para quarto, mas imprimiu ritmo forte e foi recuperando, até assumir a ponta e não perder mais.

Paturle, que já garantiu sua vaga na final da Seletiva de Kart Petrobras na etapa de Belo Horizonte, foi o segundo colocado na prova, seguido por Edgar Bueno Neto (também já finalista) e Rosate. O veterano André Nicastro, que largou da pole position, não completou as 14 voltas da disputa.

“A largada foi um pouco confusa. Demorou para apagar o farol e, quando apagou, eu já estava bem embaixo e não vi. Só me toquei que havia largado quando todos aceleraram e acelerei junto, mas acabei caindo para quarto”, explicou Crispim, de 17 anos.

“Soube controlar a situação e buscar a recuperação. Apesar do Paturle estar bem próximo, vim administrando para guardar um pouco dos pneus para amanhã”, lembrou o piloto, já que os concorrentes têm apenas um jogo de pneus para as três baterias.

“Amanhã, largo na pole e isso ajuda. Largar por fora aqui é mais difícil, então estou bastante confiante”, completou Crispim, que já foi finalista da Seletiva de Kart Petrobras em 2015.

Outro finalista no mesmo ano, Rosate decidiu disputar a Copa Brasil de Kart com o objetivo de voltar à decisão da Seletiva e está próximo de cumpri-lo. “Vim pra cá meio ‘perdido’, ‘caí de paraquedas’ mesmo, porque nunca havia andado aqui direto. No Brasileiro do ano passado, não consegui fazer a corrida, mas vim mesmo para tentar a vaga da Seletiva”, contou o goiano.

“Já esperava que o Crispim despontasse aqui, porque ele está correndo em casa, então meu objetivo é fazer provas consistentes, sem forçar muito e conseguir a vaga, porque o importante pra mim é chegar no final do ano e ser campeão da Seletiva de Kart Petrobras”, destacou o piloto, que larga em quarto na final deste sábado.

“Acho que estou perto do objetivo. O Crispim já está praticamente garantido, mas perto dos outros pilotos que têm a chance, estou conseguindo abrir vantagem”, concluiu.

O grid da decisão da Copa Brasil foi definido pelos pontos somados nas duas baterias classificatórias. Crispim larga na ponta, seguido por Paturle, Nicastro e Rosate. A corrida deste sábado será transmitida ao vivo pelo Youtube. Basta acessar os sites: www.cba.org.br ou www.kartmotor.com.br

A final da Seletiva de Kart Petrobras 2017 acontecerá nos dias 31 de outubro e 1º de novembro no kartódromo da Granja Viana, em Cotia (SP).

Resultado da 2a Bateria Classificatória em Paladino:
1) 21-Sérgio R. S. Crispim Filho (FAEP), 14 voltas
2) 80-Gabriel Paturle (FMA), a 0.839
3) 112-Edgar Bueno Neto (FASP), a 1.943
4) 58-Joao Rosate (FAUGO), a 4.089
5) 9-Pedro H. S. Gurgacz (FPRA), a 14.643
6) 88-Marco Antonio Raimundo (FAUGO), a 16.307
7) 8-Ricardo Y. K. de Medeiros (FADF), a 10 voltas
8) 28-Andre Nicastro (FADF), a 13 voltas
Melhor volta: Sérgio R. S. Crispim Filho ( 21), 51.682 (média 891,815 km/h), 5ª volta

Grid Final:
1) 21-Sérgio R. S. Crispim Filho (FAEP)
2) 80-Gabriel Paturle (FMA)
3) 28-Andre Nicastro (FADF)
4) 58-Joao Rosate (FAUGO)
5) 112-Edgar Bueno Neto (FASP)
6) 9-Pedro H. S. Gurgacz (FPRA)
7) 8-Ricardo Y. K. de Medeiros (FADF)
8) 88-Marco Antonio Raimundo (FAUGO)
9) 48-Lucas Nogueira (FMA)
10) 96-Felipe Nóbrega (FAEP)