Vencedores da Seletiva de Kart Petrobras 2017 estão de malas prontas para a viagem à Europa

16/11/2017
Depois de participarem das ações iniciais promovidas pela Seletiva de Kart Petrobras, como parte da premiação da 19ª edição e do programa de orientação, os três jovens pilotos estão ansiosos e de malas prontas para a viagem à Europa. O momento mais esperado por eles está chegando com a chance de testar em um simulador de Fórmula 1 e os dois dias de testes com um carro de Fórmula 4. O embarque para a Europa será ainda nesta semana, no sábado, dia 18.

Nos dias 20 e 21 acontecem os dois dias de testes com um Fórmula 4 na equipe DieGi Motorsport, no circuito Tazio Nuvolari, em Pavia, na Itália. A pista de 2,805 km tem uma longa reta, seis curvas para a direita e cinco para a esquerda e é uma das mais utilizadas pelas categorias de base na Itália. No dia 23 o campeão da Seletiva de Kart Petrobras, João Rosate, Murilo Coletta, terceiro colocado, e Enzo Elias, o melhor estreante, farão o teste com simulador na empresa do engenheiro russo Anton Stipinovich, que já desenvolveu simuladores para várias escuderias da Europa, incluindo uma das equipes da Fórmula 1.

“Iniciamos as atividades do programa na semana passada, aqui no Brasil. E foram dias bem produtivos. Mas acelerar é o que eles mais esperam, principalmente porque, na maioria das vezes, é o primeiro contato deles com um monosposto. Na pista, a emoção deles é ainda maior e ver um garoto que sempre sonhou com aquele dia, realizando um sonho é bem gratificante. É muito bom ver o talento deles aparecendo a cada volta, melhorando a cada saída e conversas com os engenheiros”, comentou Binho Carcasci, organizador e idealizador da Seletiva de Kart Petrobras.

“Neste ano mantivemos a parceria com o Anton e a equipe DieGi. Sabemos que o simulador tem uma importância enorme, em virtude da limitação de testes nas categorias do mundo todo. Até mesmo os pilotos da F-1 passam horas num simulador. E agora, nossos pilotos terão a chance de experimentar um dos melhores equipamentos do mundo”, lembrou Carcasci.

A última semana foi intensa para os vencedores da 19ª edição da Seletiva. Eles iniciaram as atividades do programa de orientação. Na quarta-feira (8) tiveram um dia de treinamento físico com o professor de Educação Física, especializado em Fisiologia do Exercício, Vanderlei Pereira na V10 Treinamento Esportivo.

“O treino com o Vander foi muito legal e divertido. Fizemos muitos exercícios aeróbicos, de musculação, treinos específicos para o pescoço que para nós pilotos é essencial. Foi muito bom, pela experiência que ele tem e pelas palavras e conselhos que ele nos deu. Pudemos ver o nosso nível físico e o que precisamos melhorar a partir de agora”, contou Murilo Coletta, sobre o treinamento com Vander.

Na quinta-feira (dia 9) tiveram a chance de saber mais sobre a importância do marketing esportivo e também receberam orientações sobre como lidar com a imprensa em um media training. João Rosate, atual campeão da Seletiva, comentou sobre o dia de palestras.

“Gostei muito das palestras. Vi que tem muita coisa que ainda preciso melhorar e aprender. Essa parte de mídia e marketing esportivo faz muito mais diferença do que parece. Aprendi desde como fazer um bom projeto para captação de patrocínio, até como me portar diante de câmeras e microfones. Foi ótimo”, disse.

Na sexta-feira (dia 10), como parte das ações, a Petrobras convidou os 12 finalistas para presenciarem um pouco do universo da Fórmula 1, durante os treinos livres do GP Brasil. Os pilotos que participaram foram: João Rosate, Lucas Okada, Enzo Elias, Gabriel Paturle, Pedro Gurgacz e Edgar Bueno. Os demais não puderam estar presentes por já terem outros compromissos pessoais agendados.

O melhor estreante de 2017 na Seletiva, Enzo Elias de apenas 15 anos, ficou muito feliz com a oportunidade. “Foi muito incrível. Com certeza foi uma das melhores experiências que eu já vivi. E foi minha primeira vez na Fórmula 1, achei muito sensacional e me fez ter certeza de que é isso que eu quero para minha carreira”, falou.

Veja a pontuação final da Seletiva de Kart Petrobras:
1. João Rosate (GO) – 46 pontos
2. Lucas Okada (DF) - 39
3. Murilo Coletta (SP) - 37
4. Enzo Elias (DF) - 29
5. Vinicius Ponce (SP) - 26
6. Arthur Leist (RS) - 24
7. Gabriel Paturle (MG) - 13
8. Pedro Goulart (RS) - 13
9. Edgar Bueno (PR) - 13
10. Lucas Grosskopf (MG) -12
11. Pedro Gurgacz (PR) - 8
12. Sergio Crispim (PB) - 4