Atividades de pista da Copa Petrobras Norte Brasileiro de Kart começam quentes em São Luís

31/08/2018
Sexta-feira de treinos livres contou com forte calor na capital maranhense. Os pilotos que concorrem às três vagas para a grande final da Seletiva de Kart Petrobras aceleraram no Kartódromo João Sallen

O calor desta sexta-feira (31) em São Luís, no Maranhão, não desanimou os pilotos que estão concorrendo a três vagas para a final da 20ª edição da Seletiva de Kart Petrobras. O dia foi de treinos livres - válidos pela Copa Petrobras Norte Brasileiro de Kart - e marcado pelas boas performances do kartista local Marcos Gonçalves Filho e dos paulistas Christian Fliter e Dante Fibra, um dos novatos na competição.

Neste sábado (1º de setembro) a programação terá a realização de duas baterias, que irão classificar o vencedor de cada uma direto para a final (ou o elegível melhor colocado para o caso do ganhador não atender aos requisitos para a classificação). A terceira vaga será decidida com o melhor colocado na somatória de pontos conquistados nas duas corridas. Na manhã deste sábado serão sorteados os motores que serão utilizados pelos pilotos durante as disputas.

Com mais de 40 karts passando pela pista da capital maranhense, e a temperatura aproximada de 32°C, o que chamou a atenção de alguns competidores foi o fato da pista não ter ‘emborrachado’ tanto ao longo do dia, como avaliou o novato paulista Dante Fibra. “Estou pegando a mão da pista ainda e essas sessões de treinos livres são bem importantes. O que mais me chamou a atenção aqui é que mesmo com o calor e com um monte de karts andando, a pista não emborrachou. Mesmo assim, sigo confiante para a conquista de uma das vagas amanhã”, avaliou o piloto que faz a sua primeira temporada no kart.

O ludovicense Marcos Gonçalves Filho ficou satisfeito com o primeiro dia de atividades no kartódromo João Sallen, que ele conhece bem. “Comecei os treinos com um motor diferente, e estava virando bem. Depois troquei o motor, e demorei um pouco para acertar a carburação e ter tempo bom. No último treino consegui me adaptar melhor ao motor ‘novo’ e alcancei um bom desempenho no dia”, contou Marcos, de 16 anos. Que garante que não sofreu com o calor. “Por eu ser daqui, já estou acostumado, então não senti muito. Amanhã acho que vai ser uma boa disputa. Tem mais dois pilotos do Maranhão andando bem e os kartistas de São Paulo sempre vêm forte para apimentar a briga”, considerou.

Para idealizador e organizador da Seletiva de Kart Petrobras, Binho Carcasci, a disputa no Maranhão tem tudo para ser bem acirrada. “Já pudemos comprovar neste primeiro dia de treinos livres que o Maranhão fará, mais uma vez, uma grande festa do kart aqui em São Luís, o que não nos surpreende. Os organizadores locais realmente se empenham muito e conseguimos juntos atrair pilotos de diversos estados da região que vieram em busca das vagas e o grid estará cheio. A expectativa é de boas disputas para amanhã”, comentou Carcasci.

Vale lembrar que só poderão concorrer às vagas para a final da Seletiva de Kart Petrobras os pilotos que estiverem dentro dos critérios da competição, com idade entre 15 e 20 anos. Ex-campeões não podem concorrer. Caso o vencedor não se enquadre nos critérios, a vaga seguirá para o primeiro kartista melhor colocado, dentro do perfil.

O campeão da Seletiva 2018 levará o prêmio de 100 mil reais e o vice 10 mil reais. Além disso, os vencedores participarão de um programa de orientação que inclui testes em equipe de Fórmula 4 na Europa, experiência em simulador de Fórmula 1, teste na Stock Light, avaliação física e psicológica, media training e palestra sobre marketing esportivo.

Quem já garantiu a vaga para a final da 20ª edição da Seletiva de Kart Petrobras:
Pedro Goulart (RS), 17 anos
Allan Martins Croce (SP), 19 anos
Guilherme Peixoto (SP), 15 anos

Confira o calendário da 20ª edição da Seletiva de Kart Petrobras: *
Fase Classificatória
1ª Etapa – 21 de julho – Cotia (SP) – Campeonato Brasileiro de Kart
2ª Etapa – 1 de setembro – São Luís (MA) – Copa Petrobras Norte Brasileiro de Kart
3ª Etapa – 22 de setembro – Aldeia da Serra (SP) – Copa SP Light de Kart
4ª Etapa – 13 de outubro – Vespasiano (MG) – Copa Brasil de Kart

Final
22 e 23 de outubro – Cotia (SP)
* Sujeito a alterações