Copa Petrobras Norte Brasileiro de Kart tem dois paulistas e um piloto "da casa" classificados

01/09/2018
Mais três finalistas da histórica 20ª edição da Seletiva de Kart Petrobras foram conhecidos neste sábado (dia 1º) na disputa da Copa Petrobras Norte Brasileiro de Kart, no kartódromo João Sallen, em São Luís (MA). Com forte calor e o clima festivo de sempre, nas etapas realizadas no Nordeste, os paulistas Dante Fibra e Nicolas Fliter e o maranhense Marcos Gonçalves Filho, os três com 16 anos, conquistaram as vagas para a grade final, que será realizada em novembro no kartódromo da Granja Viana, em Cotia (SP).

O trio une-se ao gaúcho Pedro Goulart e aos paulistas Allan Croce e Guilherme Peixoto, que já haviam garantido suas vagas na primeira etapa classificatória, em julho, durante disputa do Brasileiro de Kart.

Dante ficou com a primeira vaga do dia ao terminar em quarto na 1ª bateria da Copa Petrobras Norte Brasileiro de Kart, depois de largar em terceiro. A pole e a vitória ficaram com o veterano Marcelo Medeiros, campeão do Rally dos Sertões e que já foi finalista da Seletiva em 2008, mas não tem mais idade para concorrer às vagas.

Na segunda bateria, com os 10 primeiros invertidos no grid, Fliter largou da sexta posição e arrancou para a vitória, que lhe garantiu a passagem para a final da Seletiva. A terceira vaga ficou com o piloto da casa, Marcos Filho, que pela soma de pontos das duas baterias foi o terceiro melhor colocado, dentro dos critérios de idade da Seletiva de Kart Petrobras.

Com mais de 30 karts no evento, o título da Copa Petrobras Norte Brasileiro de Kart ficou com Medeiros, que somou 37 pontos. Fliter foi o vice-campeão, apenas dois pontos atrás do vencedor.

Ainda na categoria Novatos e atual vice-campeão Brasileiro de Kart, Dante festejou muito a conquista da vaga, que vem como um presente de aniversário, já que o piloto recentemente completou 16 anos. Ele e Fliter viajaram de São Paulo para São Luís com o objetivo principal de disputar a vaga na final da Seletiva de Kart Petrobras. Missão dada, missão cumprida.

“Foi uma aventura e tanto sair de São Paulo e vir para o Maranhão, neste calor tão forte. Eu estava esperando conseguir a vaga, mas não logo na primeira bateria de cara. Estou bem feliz. Consegui fazer uma boa corrida, uma boa tomada. Treinei quinta e sexta, deixei o kart certinho e foi muito bom”, destacou Dante, que apontou as principais dificuldades que enfrentou.

“Aqui o asfalto é bem diferente dos kartódromos de São Paulo. A pista não é recapeada desde que o kartódromo foi criado, então o kart sai muito de frente e não é possível frear tão forte, porque se não o kart roda. Na última bateria, sofri para controlar a frente do kart, tinha de virar muito o volante, porque não conseguia fazer a curva”, lembrou o piloto do kart #500.

O foco agora é já iniciar os preparativos para a decisão em novembro. “Eu espero que seja uma boa competição. Já vi que alguns classificados são pilotos fortes, bons, mas espero andar no mesmo nível deles para ganhar uma experiência boa”, completou Dante.

Fliter também embarcou na aventura do conterrâneo paulista e fez bonito ao vencer a segunda bateria. “Vim aqui em busca desta vaga, pois sei o quanto é importante. É muito bom vencer. Tive alguns problemas com o freio na primeira corrida, então ganhar a segunda foi muito especial”, disse o piloto do kart #117.

“Minha expectativa para a final da Seletiva de Kart Petrobras é aprender, acima de tudo, disputar com respeito e lutar pelo título”, afirmou o piloto que entre as premiações da Seletiva mostra maior interesse pelo treino de Stock Light. “Meu objetivo é o turismo no Brasil, onde espero fazer minha carreira”, concluiu.

Fazendo as honras da casa, o ludovicense Marcos Filho garantiu a última vaga da etapa. O piloto lidera o campeonato local e vem sendo um dos destaques da região. “Era importante me manter na frente no Campeonato Maranhense na minha categoria, mas mais ainda a vaga para a final da Seletiva de Kart Petrobras. Muito bom ter conseguido a vaga para representar o Maranhão. A expectativa é grande para a final. Quero ir pra lá treinar antes e tentar a melhor posição possível”, observou o piloto do kart #90.

“Tive uma certa dificuldade na tomada de tempos e larguei lá atrás na primeira bateria, mas ao longo das corridas fui me recuperando”, contou o piloto que, ao contrário de Fliter, já sonha com a chance de treinar um Fórmula 4 na Europa. “É o sonho de qualquer piloto andar em algo que seja parecido com um Fórmula 1”, finalizou.

Binho Carcasci, organizador e idealizador da Seletiva de Kart Petrobras, ressaltou o alto nível da competição e toda a festa que o Maranhão sempre fez para receber o evento ao longo de 17 das 20 edições.

“Não foi uma etapa diferente do que a gente imaginava. Eles fazem uma festa enorme sempre que recebem uma etapa da Seletiva de Kart Petrobras. Grid enorme, quase 30 karts, muitos pilotos disputando as vagas para a final. Classificamos dois paulistas e foi muito bacana ver um maranhense, de apenas 16 anos de idade, conseguir uma das três vagas”, ressaltou Carcasci.

“É muito bom ver que tudo o que é feito pelo kartismo aqui no Maranhão atrai pilotos não só do Norte e Nordeste, mas também do Sul, que buscam as vagas aqui da Seletiva de Kart Petrobras e encontram um ambiente super acolhedor, com disputas limpas, um regulamento que sustenta uma boa competição e isso é o que mais importa para nós da Seletiva”, finalizou.

A terceira e penúltima etapa classificatória da Seletiva de Kart Petrobras 2018 acontecerá no dia 22, em Aldeia da Serra (SP). Poderão concorrer às vagas para a final pilotos com idade entre 15 e 20 anos. Lembrando que ex-campeões não podem mais disputar.

O campeão da Seletiva 2018 levará o prêmio de 100 mil reais e o vice 10 mil reais. Além disso, os vencedores participarão de um programa de orientação que inclui testes em equipe de Fórmula 4 na Europa, experiência em simulador de Fórmula 1, teste na Stock Light, avaliação física e psicológica, media training e palestra sobre marketing esportivo.

Os resultados das corridas da Copa Petrobras Norte Brasileiro de Kart (Top-15):
Corrida 1
1. #10 Marcelo Medeiros
2. #147 Bruno Martins
3. #27 Marcos Regadas
4. #500 Dante Fibra
5. #117 Nicolas Fliter
6. #18 Felipe Marinho
7. #99 Filipe Martins
8. #90 Marcos Filho
9. # 128 João Guilherme
10. #19 Lauro
11. #28 Serra
12. #69 Gilberto Martins
13. #8 Renan Brito
14. #35 Lula
15. #1 Antonio Neto

Corrida 2
1. #117 Nicolas Fliter
2. #5 Bruno Max
3. #500 Dante Fibra
4. #10 Marcelo Medeiros
5. #90 Marcos Filho
6. #18 Felipe Marinho
7. #147 Bruno Martins
8. # 128 João Guilherme
9. #9 Antonio Carneto
10. #8 Renan Brito
11. #27 Marcos Regadas
12. #1 Antonio Neto
13. #47 Marcelo Motta
14. #62 José Gonçalves
15. #99 Filipe Martins

Resultado Geral:
1. #10 Marcelo Medeiros 37 pontos
2. #117 Nicolas Fliter 35
3. #500 Dante Fibra 28
4. #147 Bruno Martins 26
5. #5 Bruno Max 20
6. #18 Felipe Marinho 16
7. #90 Marcos Filho 14