Rafael Mendonça: o novato sonha alto

 

O pernambucano Rafael Mendonça chegou à final da Seletiva de Kart Petrobras de um jeito que nem ele esperava. Logo na estréia oficial no kart, em Recife, desbancou os favoritos e ficou com a vaga. Contou com a sorte, mas fez uma prova para ninguém botar defeito. Sua história no esporte a motor compensa a pequena experiência no kart. Nas temporadas anteriores, Rafael Mendonça disputou competições off road, sempre com sucesso. A conquista da vaga deu força ao pernambucano. “Se eu cheguei até aqui, não custa nada sonhar um pouco mais alto”, afirma.

 

A classificação para a final da Seletiva, logo na primeira tentativa, chegou a te surpreender?
Chegou sim, ainda mais que era minha primeira corrida no kart. Além disso, o nível dos competidores era muito alto, já que tinham uma grande experiência. Não foi nada fácil.

 

Na sua opinião, quais foram os fatores determinantes para a conquista da vaga?
Muita dedicação e treino. Acredito que tentei dar o melhor que podia nos treinos, buscando sempre a superação como meta. A possibilidade de disputar a Seletiva fez com que me dedicasse mais, sempre pensando em garantir uma boa classificação.

 

Você vai enfrentar os melhores kartistas do Brasil e mais dois representantes estrangeiros logo no primeiro ano no kart. Qual a sua expectativa para a final da Seletiva?
Será uma prova extremamente difícil. Porém, estou me preparando para enfrentá-la. Diante do resultado alcançado aqui em Recife verifiquei que com muita dedicação poderei também chegar ao pódio.

 

Qual a sua programação até a decisão da Seletiva? Qual torneio pretende disputar para se preparar melhor?
Continuo me dedicando aos treinos e para adquirir experiência estarei em São Paulo, para participar de algumas provas do campeonato paulista. É possível que eu dispute também o campeonato brasileiro.

 

A final da Seletiva é disputada com motores Biland de quatro tempos. Você conhece esse equipamento? O que sabe sobre esses motores?
Nunca tive a oportunidade de andar com esse motor, sei que este propulsor é muito forte, diferente do que ando, por isso estou programando com minha equipe treinar durante o ano em São Paulo.

 

Se vencer a Seletiva, você já tem planos para o futuro? Em qual categoria deseja investir o dinheiro?
Pretendo ingressar em alguma categoria de monoposto.