Entrevista do Mês – Novembro – Vinícius Papareli – campeão da Seletiva de Kart Petrobras 2015

 

 

O paulista e atual campeão da Seletiva de Kart Petrobras, Vinícius Papareli, de 17 anos, conta nesta entrevista como foi a conquista da edição 2015, dá dicas para futuros finalistas e fala sobre sua carreira nos EUA.

1. Após conquistar o título de 2015, você comentou que foi a Seletiva de Kart Petrobras mais disputada que participou. Em algum momento, após a batida em uma das baterias eliminatórias, você chegou a pensar que o título poderia escapar?

Na verdade não, pois o meu primeiro dia foi muito bom e tinha pontos suficientes para continuar na disputa.


2. Você já liderou a 17ª edição da Seletiva desde o primeiro dia. O que fez a diferença este ano, com relação a sua primeira participação em 2013 e que foi determinante para conquistar o título?

A experiência que eu tive com este tipo de kart e de motor foi o que me ajudou muito este ano e já conseguir liderar no primeiro dia também foi essencial. No acerto do meu kart, testei a bitola dianteira, traseira e a libra até chegar à final.

3. Como campeão você não poderá mais participar, então que dica você daria para um piloto que participa pela primeira vez de uma final da Seletiva? 

Ler o regulamento e, se puder, treinar com o motor usado na Seletiva, já que são diferentes daqueles que estamos acostumados. Isso vai ajudar muito, além de ter atenção com o calibrador, verificar se ele está marcando a libra corretamente.


4. Este ano, você já correu de monoposto nos Estados Unidos. Como foi a experiência? Você pretende seguir carreira lá o ano que vem? Quais são os próximos passos?

Foi uma ótima experiência, aprendi muito nos EUA e pretendo seguir minha carreira lá. Ainda não sei qual será o próximo passo, estamos estudando as possibilidades.

5. Como foi seu início no kart? Alguém da família já corria?

O meu início no kart aconteceu depois de assistir um filme e pedir um carrinho daquele pro meu pai. Ninguém corria na minha família, fui eu que incentivei todos.

6. Entre as ações do programa de orientação da Seletiva de Kart Petrobras, qual você está mais ansioso para fazer?

O treino de fórmula em Portugal.